Croácia 2×0 Nigéria

Visualizar

Modric marca de pênalti e Croácia vence a Nigéria na estreia

Apesar da dificuldade, os croatas conseguiram segurar os ataques nigerianos e começar a Copa com vitória

Karina Sonaglio


A Croácia estreou com o pé direito na Copa do Mundo da Rússia vencendo a Nigéria por 2 a 0 neste sábado (16), em Kaliningrado. Os gols foram marcados pelo craque Modric e pelo nigeriano Etebo, contra. Apesar de a seleção africana ter tentado se impor para correr atrás do resultado, a qualidade europeia se sobrepôs, usando dos contra-ataques para acabar com a partida. 
Confira os melhores momentos do confronto.

O primeiro tempo começou morno, com as duas equipes produzindo pouco. A Croácia foi quem partiu para cima, mas sem criar grandes oportunidades para tirar o zero do placar. Contrariando a lógica, a primeira chance real de gol veio dos nigerianos, aos 11 minutos, com Mikel em um contra-ataque. O volante chutou bem, mas o goleiro croata Subasic desviou para escanteio. A partir dali os europeus tomaram as rédeas da partida.

Perisic chutou da entrada da área aos 13 minutos, mas acabou pegando muito embaixo da bola, desperdiçando uma boa chance de gol. Aos 31, outra grande oportunidade de contra-ataque resultou em um escanteio bem cobrado por Modric no primeiro pau. A bola desviou em três jogadores croatas na pequena área e esbarrou no meio-campista Etebo, fazendo a bola entrar contra o próprio patrimônio. Croácia 1×0.

A partir de então, a partida ficou mais aberta com chances de ambos os lados. Entretanto, nem os nigerianos, nem os croatas aproveitaram nenhuma outra oportunidade.

A segunda parte do jogo foi bem mais aberta para os dois lados. A Nigéria ditou o ritmo desde o início partindo para cima da Croácia, nitidamente correndo atrás do placar. Apesar disso, as melhores chances de ataque foram croatas, que conseguiram se segurar na defesa e ainda ampliaram o placar da partida. Aos 25 minutos, o zagueiro Troost-Ekong agarrou Mandzukic durante uma cobrança de escanteio. O árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci marcou pênalti, convertido por Modric em chute rasteiro e forte no canto direito.

O gol mexeu com os ânimos dos nigerianos, que pouco reagiram até o apito final. O placar deixa a Croácia na primeira colocação do Grupo D da Copa da Rússia, seguida pela Argentina e pela Islândia, ambas com 1 ponto, e a Nigéria, com pontuação zerada.

A Croácia enfrenta a Argentina pela segunda rodada na próxima quinta-feira, às 15h. Já a Nigéria joga contra a Islândia no dia seguinte ao meio-dia, horário de Brasília, em busca da recuperação.

admin