Irã

O Irã tem uma relação brevemente conturbada com os mundiais. A primeira participação aconteceu em 1978: em três jogos foram duas derrotas – Holanda (0x3) e Peru (1×4) – e um empate com a Escócia (1×1). Ficou fora dos mundiais depois da revolução iraniana de 1979, quando passou de uma monarquia autocrática para uma república teocrática islâmica. Nessa época, a crise no país estava tão feia que o futebol passou a ocupar segunda plano. Os iranianos só puderam disputar a volta a mundiais para a copa de 1990.

Entretanto, a seleção só voltou a disputar uma copa em 1998, após eliminar a Austrália na respecagem. Na vitória no embate contra os Estados Unidos (2×1), inimigo político dos iranianos à época, os jogadores de ambas as equipes posaram para fotos, chamando a atenção, já que os países estavam com muita tensão desde a Revolução de 1979.

A seleção qualificada para o mundial da Rússia não conta com grandes atrações. No time destaca-se Sardar Azmoun, de 23 anos, reconhecido no país como Messi Iraniano. Confira o elenco:

Irã e Cultura

o Irã é uma república teocrática islâmica, ou seja, suas políticas giram em torno da religião do Islã. Isso faz com que haja uma censura no país. Nenhum veículo de comunicação pode, por exemplo, opor-se aos ideais islâmicos. O mesmo serve para a internet: qualquer página ou perfil que seja contrária ao governo ou se oponha à religião do país  é retirada do ar.

Dos 75 milhões de habitantes no país, apenas 7 milhões têm acesso à internet. Em relação à cultura, o Irã tem uma forte presença no cinema. Com filmes exibidos no Festival de Cannes, Festival de Berlim e Festival de Veneza, o país acabou se tornando um dos mais prestigiados pela crítica no ramo cinematográfico. Entretanto, a forte censura faz com que temas críticos ou até debates de cineastas não aconteçam, forçando, inclusive, muitos cineastas a se saírem do país.

Entre os filmes mais conhecidos está Sexo e Filosofia (2005). Devido à produção, o cineasta Mohsen Makhmalbaf sofreu uma tentativa de atentado pelo grupo terrorista Talibã.

 

Páginas Relacionadas