Marrocos


Em quatro participações em copas, Marrocos avançou de fase apenas em 1986, quando desbancou a sempre favorita Inglaterra, além de Portugal, e passou na primeira colocação. O cruzamento de chaves foi ingrato com os marroquinos. Apesar da primeira colocação, o norte-africanos duelaram contra a Alemanha Ocidental (0x1). A Inglaterra, segunda colocada no grupo, enfrentou o Paraguai (3×0) e conseguiu avançar.

Antes disso, na primeira participação, em 1970, Marrocos sofreu sua maior derrota em copas: Peru 3×0 Macorros. A seleção marroquina terminaria aquele mundial na última colocação do grupo 4, atrás, em ordem de classificação, da Alemanha Ocidental (1×2), Peru (0x3) e Bulgária (1×1).

A outra derrota pelo mesmo placar aconteceu em 1998 (última participação da equipe em Copa do Mundo), na França, contra o Brasil. Ronaldo, Rivaldo e Bebeto marcaram os gols para a seleção brasileira. Na mesma fase de grupos, Marrocos goleou a Escócia por 3×0 também, com gols de Bassir (2) e Hadda. Apesar da vitória com placar largo, não foi suficiente para os marroquinos se classificarem e deixaram o torneio em terceiro do grupo A. O Brasil avançou e sagrou-se vice-campeão.

A seleção chega a Rússia com um sólido retrospecto nas eliminatórias africanas, mas, ao mesmo tempo, não foi agraciada no sorteio, já que caiu na mesma chave que as europeias Espanha e Portugal. Confira o elenco marroquino, composto por 17 atletas naturalizados.

Marrocos e Cultura

Localizado no lado africano do Estreito de Gibraltar, o Marrocos é um dos países mais conhecidos do mundo por sua culinária peculiar e requintada, e por ser palco de um dos filmes hollywoodianos mais famosos de todos os tempos, “Casablanca” (1942). O título faz referência à cidade mais populosa do país (com 5,5 milhões de habitantes).

No que diz respeito à culinária, o país é rico em frutas e legumes mediterrâneos. Os marroquinos comem usando a mão direita. Seus pratos geralmente são acompanhados com cuscuz e cordeiro (ou algumas outras carnes, como frango, boi ou coelho).

 

Páginas Relacionadas