México

Os mexicanos têm presença constante em copas. São 15 participações (a primeira, em 1930). No entanto, o mais longe que chegaram em copas foi até as quartas-de-final, curiosamente nas duas vezes em que sediaram o evento: 1970 e 1986.

Na Copa de 1970, o México avançou na segunda colocação do Grupo 1, após vitórias contra El Salvador (4×0) e Bélgica (1×0) e um empate, frente a um público de 107 mil pessoas no Estádio Azteca, com a União Soviética (0x0). Na segunda fase, os mexicanos perderam para a Itália (1×4), que seria vice-campeã daquele mundial.

Em 1986, o México teve outra oportunidade de sediar uma Copa do Mundo. A possibilidade de se tornar anfitrião 16 anos depois da realização de um mundial deveu-se à desistência da Colômbia. O governo colombiano, em meio a uma grave crise econômica, desistiu do mundial devido às exigências da Fifa. O jornal Estado de S.Paulo produziu um material interessante no qual relata a atitude tomada pelo então presidente Belisario Betancur, que afirmou categoricamente que o país não aceitaria os pedidos da Fifa que, segundo o mandatário, estavam fora da realidade colombiana na época. Assim, o México tornou-se um plano alternativo para a realização do mundial.

O México avançou para a segunda fase na liderança do grupo, após vitórias sobre a Bélgica (2×1) e Iraque (1×0), além de um empate com o Paraguai (1×1). Nas oitavas-de-final, a seleção obteve uma vitória sobre a Bulgária (2×0). Nas quartas-de-final, após um empate sem gols no tempo normal, os anfitriões foram eliminados nas cobranças de pênaltis pela Alemanha (1×4), que seria vice-campeã.

Na última copa, os mexicanos avançaram até as oitavas-de-final, quando tomaram uma virada no placar dos holandeses (1×2) e foram eliminados.

Nas eliminatórias para a Copa de 2018, em 16 jogos os mexicanos perderam apenas para Honduras (2×3), já na partida de despedida, e empataram quatro vezes. Na Rússia, os mexicanos possivelmente lutarão pela segunda vaga no grupo. Confira a ficha técnica:

Você sabia?

México foi descoberto entre 1519 e 1521. Tornou-se independente em 27 de setembro de 1821. Possui uma população de mais de 120 milhões de habitantes. Além disso, é o quinto maior país das Américas por área total e o 14.º maior país independente do mundo.

O México é o país latino-americano que mais recebe turistas do mundo todo. Os turistas procuram o México para visitar os vestígios das civilizações pré-cambrianas, como a Pirâmide de kukulcán e o sítio de Tulum, elementos da colonização espanhola, como o Museu de Belas Artes do México e o Templo de Santo Domingo, além das belas praias, como as de Cancún e Acapulco.

 

Páginas Relacionadas