Nigéria

A Nigéria é um dos cinco países da África que vão participar da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Os nigerianos disputam o sexto mundial da história do país na Rússia. Antes, disputaram em 1994, 1998, 2002, 2010 e 2014, e jamais passaram das oitavas-de-final. Desde então, os nigerianos não encontraram os argentinos na fase de grupos apenas em 1998, quando terminaram a primeira fase da competição na liderança da chave, considerada como grupo da morte, com vitórias sobre a Espanha (3×2) e Bulgária (1×0) e derrota para o Paraguai (1×3). Nas oitavas, os nigerianos foram eliminados pela Dinamarca (1×4).

Nigéria e Argentina é o confronto mais recorrente nas fases de grupos das copas. As duas equipes se enfrentarão pela quinta vez em copas. Confira os gols do último duelo, em 2014.

Líder do Grupo B das eliminatórias, a Nigéria foi o primeiro país do continente a garantir sua passagem para o Mundial, uma rodada antes do fim da competição. Foram quatro vitórias, um empate e uma derrota nas seis partidas disputadas. Ao lado novamente da Argentina, Croácia e da estreante Islândia, os nigerianos terão dificuldades para avançar da primeira fase.

A Copa de 2018 marcará a sexta participação da Nigéria no maior evento do futebol mundial. A alcunha “Soldados Verdes”, como são conhecidos seus jogadores, faz referência a cor do uniforme da seleção.

Você sabia?

A capital da Nigéria é a cidade de Abuja. A Nigéria é o país mais populoso do continente africano, com uma população que ultrapassa os 148 milhões de habitantes. O país vive momentos políticos conturbados, com os ataques do movimento terrorista Boko Haram, contrário essencialmente à incorporação dos princípios da educação ocidental no país. Em 2015, 2 mil pessoas foram mortas em um atentado terrorista. A BBC Brasil produziu um material que contextualiza a situação no país.

 

Páginas Relacionadas