Portugal


Apesar de contar com Cristiano Ronaldo, considerado um dos melhores jogadores do mundo, Portugal não é considerada uma das grandes seleções futebolísticas do mundo. A maior goleada aplicada pelos lusitanos aconteceu na Copa de 2010, na África do Sul, quando venceram a Coreia do Norte por 7 a 0.

Historicamente, Portugal não tem tradição em copas do mundo. Apesar de chegar pela quinta vez consecutiva ao mundial, os lusos competiram pela primeira vez em 1966, na Inglaterra, quando conquistaram o melhor resultado do país em copas, com a terceira posição. Curiosamente, a mais vitoriosa campanha portuguesa aconteceu no mesmo ano em que o Brasil, vindo de dois títulos consecutivos, teve o pior desempenho em copas. As seleções caíram no mesmo grupo e os portugueses levaram a melhor: 3×1.

Os portugueses avançariam as quartas-de-final com uma vitória sobre a Coreia do Norte (5×3) e seriam eliminados somente pela Inglaterra (2×1), que conquistaria o título com o triunfo por 4×2 em cima da Alemanha Ocidental.

Mesmo com o sucesso, a seleção retornou à principal competição apenas na Copa do México, em 1986, oportunidade na qual foi eliminada ainda na primeira fase.

Em 2006, na Alemanha, sob o comando do técnico brasileiro pentacampeão mundial, Luiz Felipe Scolari, Portugal encerrou a participação no torneio com um honroso quarto lugar. Na semifinal foi derrotada pela França, com uma cobrança de pênalti convertida por Zinedine Zidane.

Luiz Felipe Scolari levaria Portugal ao título da Eurocopa de 2004 e ao quarto lugar no mundial da Alemanha, dois anos depois (http://www.dailymail.co.uk)

Já os piores desempenhos aconteceram 1986, 2002 e 2014, quando Portugal foi eliminado já na primeira fase. Na copa de 1986, a equipe perdeu para Marrocos (1×3) e acabou ficando em último lugar no grupo. Em 2002, a equipe foi derrotada pela Coreia do Sul (0x1) e terminou a competição em 21° lugar. Na última copa, apesar de ter vencido Gana na última rodada (2×1), a equipe foi desclassificada pelos Estados Unidos pelo número de gols marcados.

Portugal tem como aposta para 2018 o talento de Cristiano Ronaldo, mas tem como desvantagem a idade avançada do seu setor defensivo. Confira o elenco:

Você sabia?

A literatura portuguesa é uma das mais ricas do ocidente. Há grandes escritores lusitanos, como Luís Vaz de Camões, escritor de Os Lusíadas, Fernando Pessoa (veja a edição do programa Ler+Ler Melhor, produzida pela Rádio e Televisão de Portugal – RTP, sobre o escritor), e José Saramago, autor de Ensaio sobre a Cegueira e Evangelho segundo Jesus Cristo. Saramago foi o primeiro e único escritor de língua portuguesa a receber o Nobel de Literatura.

Na pintura, Portugal sofre grande influência internacional, assim como na arquitetura. Seus monumentos têm referências góticas, românticas, pombalinas e joaninas. No que diz respeito à música, é possível encontrar músicas eruditas clássicas e contemporâneas e a música tradicional portuguesa.

Já a gastronomia portuguesa sofre bastante influência mediterrânea e atlântica. O principal alimento português é o peixe, mais especificamente a sardinha e o bacalhau. Outros alimentos importantes que têm influência da culinária mediterrânea e fazem parte da gastronomia portuguesa são o azeite e o vinho. Os principais temperos e especiarias são salsa, louro, coentro, menta, orégano e alecrim. Na parte dos doces, o alimento mais conhecido é o pastel de nata.

 

Páginas Relacionadas