Suécia

A primeira participação da Suécia aconteceu na Copa da Itália, em 1934. Apesar de nunca terem conquistado um mundial, os suecos já chegaram às semifinais em quatro oportunidades e uma vez até a final, quando sediaram a Copa, em 1958. A Suécia não participa de um mundial há 12 anos.

A melhor colocação foi em 1958, mundial em que os anfitriões foram vice-campeões. Na primeira fase, vitórias sobre o México (3×0) e Hungria (2×1) e empate com o País de Gales (0x0), números que puseram os suecos como líderes do grupo. Já nas quartas-de-final, os suecos venceram os soviéticos (2×0) e a Alemanha Ocidental nas semifinais (2×1). A derrota para o Brasil (2×5) é a maior goleada já aplicada por uma seleção em finais de mundial: Vavá (2), Pelé (2) e Zagallo (1) fizeram os gols brasileiros. Liedhom e Simonsson marcaram uma vez cada para a Suécia.

Outras participações que valem destaque são as copas de 1950, no Brasil, e 1994, nos Estados Unidos, ocasiões em que a Suécia ficou com o terceiro lugar. Em 1950, no quadrangular final, a seleção foi derrotada pelo Brasil (1×7) e pelo Uruguai (2×3) e venceu a Espanha (3×1). Já em 1994, nova derrota para os brasileiros na semifinal (0x1), e vitória na decisão do terceiro lugar contra a Bulgária (4×0).

O maior nome da Suécia na história do futebol é o jogador Zlatan Ibrahimovic, que é o maior artilheiro do time com um total de 62 gols em 116 partidas. No entanto, Ibrahimovic não faz parte do grupo que jogará a copa. Outros nomes que merecem destaque são Sven Rydell, e Henrik Larsson, que também estão marcados na artilharia da equipe com 49 e 7 gols respectivamente.

Em 2018, o time não vem com muitas ambições. Sem o seu principal astro, Ibrahimovic, a equipe tem como principal objetivo alcançar uma classificação para as oitavas-de-final. Se Alemanha e Brasil fizerem valer o favoritismo em seus grupos, os suecos podem pela oitava vez em copas aparecer no caminho do Brasil nas oitavas-de-final.

 

Você sabia?

A Suécia é um país nórdico, localizado na península Escandinava na Europa do Norte. O país faz fronteira com a Noruega, Finlândia e Dinamarca. Com 450.295 km², a Suécia é o terceiro maior país da Europa e possui uma população total de cerca de 10 milhões de habitantes. A capital do país é Estocolmo, centro do poder político e econômico do país.

 

Páginas Relacionadas