Uruguai


Bicampeão (1930 e 1950), o Uruguai nunca é descartado quando o assunto é desempenho em copas. A campanha segura nas eliminatórias sul-americanas, segundo lugar (com nove vitórias, cinco derrotas e quatro empates), coloca os uruguaios como favoritos ao primeiro lugar no Grupo A.

Apelidada de Celeste Olímpica, devido à força durante os jogos olímpicos de 1924 e 1928, participou de 12 edições da Copa do Mundo e levantou a taça em duas oportunidades. Os uruguaios foram os primeiros campeões mundiais e, além disso, são os responsáveis por uma das maiores derrotas do futebol brasileiro. A virada por 2×1, em pleno estádio Maracanã, na final com o maior número de espectadores em um estádio (173 mil torcedores oficialmente, mais de 200 mil informalmente).

Em 2010, o SporTV produziu uma reportagem especial sobre o Maracanaço. Na oportunidade entrevistou Alcides Ghiggia (1926-2015), autor do segundo gol uruguaio na finalíssima e último sobrevivente do time titular. A partida de 16 de julho de 1950 foi a última em que a seleção brasileira vestiu a camisa branca, relacionada a um símbolo de azar.

Para a Copa da Rússia, espera-se que a seleção uruguaiana dê trabalho, já que conta com jogadores-referência em vários clubes importantes como Luís Suarez (Barcelona) e Edinson Cavani (PSG).

Uma das forças da seleção vem da forte marcação e do histórico do sistema de defesa. O problema que pode atrapalhar a equipe no mundial é o próprio temperamento de alguns atletas. O time costuma cometer muitas faltas e perder a cabeça em momentos de pressão.

Você sabia?

Com uma cultura gastronômica bastante tradicional, o Uruguai tem na pecuária um dos principais setores econômicos do país. Portanto, muito do que comem vem de queijos, laticíneos e carnes, consideradas as melhores do mundo. Os asados (churrascos) fazem parte da raiz cultural dos uruguaios. Outro ponto interessante da cultura uruguaiana é o seu carnaval de 40 dias. Fica fácil observar as semelhanças com a cultura brasileira: futebol, carnaval e churrasco. Será que eles levaram mais que nosso título naquele maracanaço?

 

Páginas Relacionadas